3 razões pelas quais você precisa ler ‘Equinoxes’ de Cyril Pedrosa

May 24, 2023 By clu

publicado originalmente em 2015 na França por Dupuis, Equinoxes de Cyril Pedrosa estreou no mês passado na América do Norte, cortesia dos romances gráficos da NBM. Simplificando, os equinócios podem ser apenas um dos livros mais importantes que você lê este ano. É tão bom.

No seu coração, o Equinoxes é um livro sobre as pessoas – como suas vidas se cruzam e divergem, como elas afetam suas comunidades, como amam e como eles odeiam. Usando uma variedade surpreendente de técnicas de narrativa, Pedrosa recolhe habilmente os fios díspares da vida de seus personagens e os tece em uma tapeçaria requintada e de várias camadas.

Equinóxos, em camadas e ressonantes, é o tipo de livro que só chega um punhado de tempo a cada década. Se eu ainda não o convenci a correr e pegar este livro, aqui estão mais três razões pelas quais você precisa ler os equinócios de Pedrosa.

#1 Equinoxes é uma besta magnífica de um livro

Pesando em mais de 300 páginas de 9 × 12, o Magnum Opus da Pedrosa é um livro enorme e uma leitura imponente. Não deixe que o tamanho o assuste. Esta é uma história que exige uma alta contagem de páginas.

Nos equinócios, Pedrosa faz todas as perguntas difíceis: “Por que estamos aqui? Por que importantes? Qual é o nosso lugar na imagem maior? ”

É claro que não há respostas fáceis. Como muitos dos personagens de Pedrosa percebem, as soluções para esses enigmas repousam em nós mesmos – em nossas escolhas, nossos arrependimentos e até nossa fé. Como o título indica, nossas vidas são uma luta constante pelo equilíbrio, entre claras e sombrias, noite e dia, a pessoa que nunca podemos liberar completamente e as máscaras rígidas que escolhemos mostrar ao mundo.

Equinoxes trata -se de lutar por esse equilíbrio fugaz, aquele momento delicioso, ao se esforçar entre as forças opostas de quem somos e quem queremos ser, percebemos que a vida não é apenas sobre nós. É sobre todo mundo também.

#2 Pedrosa empurra os limites de forma e estrutura

Pedrosa é realizado como escritor e artista. Com experiência em animação, ele traz aos seus quadrinhos um senso de ritmo finamente ajustado e uma profunda apreciação do escopo panorâmico. Ainda mais convincente é sua capacidade de deslizar graciosamente de uma mídia para a seguinte, fazendo a transição de páginas dinâmicas e totalmente coloridas para esboços em preto e branco texturizados e texturizados para a prosa total sem quebrar o passo.

O livro é separado em quatro capítulos correspondentes às estações do ano. Cada capítulo é precedido por uma sequência de quadros coloridos que descrevem a vida de um garoto milhares de anos no passado. O dispositivo de enquadramento atua como mais uma história-o cordão central, de fato-em torno do qual Pedrosa enfia sua narrativa atual.

Cada capítulo também termina com passagens prosas prolongadas do ponto de vista do onipresente fotógrafo de Pedrosa, expondo outra camada de narrativa, outra narrativa aparentemente díspar. Pedrosa borrifa interlude em prosa mais curta ao longo de cada capítulo, usando a câmera do fotógrafo como uma porta de entrada para a vida emocional interior de seus assuntos.

É uma performance virtuosa de um contador de histórias no auge de seus poderes criativos e encantar o leitor com uma facilidade notável.

#3 A obra de arte é transcendente

Equinoxes é um trabalho visualmente impressionante. Pedrosa usa uma variedade de técnicas artísticas para adicionar contexto e peso aos seus personagens e suas lutas diárias. Sua maneira de colocar uma cena, usando esboços vagos para sugerir multidões de pessoas estampadas sobre seus antecedentes, reflete nossos próprios movimentos solitários através das massas, enquanto adiciona profundidade deliciosa a cada painel.

A cor também é importante para Pedrosa, enfatizando estados emocionais e adicionando profundidade a seus antecedentes. Sua aplicação é atenciosa e orgânica, nunca óbvia. Outra ferramenta de narrativa em seu impressionante arsenal, a Color fornece informações sobre o humor e a personalidade de um personagem.

O estilo de Pedrosa carece de pretensão, influenciando silenciosamente nossa experiência de leitura, manipulando nossas reações em um nível visceral e subconsciente. É apenas com várias leituras que o leitor realmente percebe como o uso sofisticado de Pedrosa joga na paisagem emocional de seu livro e guia o leitor em sua jornada.

Motivo do bônus: a tradução para o inglês da NBM é

Eu revisei vários dos romances gráficos europeus traduzidos da NBM ao longo dos anos e devo dizer que os equinócios são de longe o melhor do lote. Normalmente, as traduções em inglês perdem o fluxo natural e perdem os idiomas únicos da língua materna de uma obra. A tradução de Joe Johnson da obra francesa original está certa sobre o dinheiro – fluido, orgânico e fácil de ler. Parabéns a Johnson e NBM por um emprego de primeira classe, capturando as nuances sutis de um trabalho tão complicado e denso.

Publicado pela NBM Graphic Novels, o Equinoxes está disponível agora em todos os fornecedores finos de quadrinhos e romances, gráficos ou não.