Cérebro Febre de Markley: Oh! O horror

October 17, 2022 By clu

Este post é arquivado em:

Destaques da página inicial,
Entrevistas e colunas,
Revisão de produtos

Wayne Markley

por Wayne Markley

Quando penso em horror em quadrinhos, geralmente penso em dois períodos na história dos quadrinhos. Houve o boom da década de 1950, os dias da glória da CE com contadores de histórias fantásticos como Al Feldstein, Johnny Craig, Wally Wood, Graham Ingles e muitos outros, fazendo títulos fantásticos como contos da cripta, assombração do medo, cofre do horror, e outros. Havia também os numerosos azulejos de praticamente todos os editores no final dos anos 40 e início da década de 1950. Muitas dessas histórias podem ser vistas nos quadrinhos de terror assombrados de Craig Yoe a cada dois meses, que reimprimem uma ampla seleção dos títulos que não são do EC. Então eu penso em meados do final dos anos 60 e no renascimento do horror de Warren Publications com a revista assustadora e errônea, com grandes nomes de horror moderno como o falecido Bernie Wrightson e Richard Corben, que ainda está produzindo um quadrinho mensal de horror para o Dark Horse chamado sombras no túmulo. E, é claro, havia todas as revistas de nocaute das publicações sinalizadas, publicações Stanly etc. DC também se juntou à diversão no final dos anos 60 com House of Mystery e House of Secrets, que se transformam em antologias de horror com trabalho de Neal Adams, Wrightson, Jeff Jones, Alex Toth e muitos outros. Essas duas séries clássicas da DC serão coletadas em coleções de capa dura deLuxe neste outono. Mas nada desse trabalho, da melhor maneira possível, e parte disso é ótima, é o que vou escrever. Vou escrever sobre Junji Ito, que é considerado o mestre do mangá de terror japonês.

Ito começou a vida como técnico dental e fez mangá ao lado. Ele rapidamente ganhou fama por suas histórias de horror e se tornou o líder do mangá de terror japonês. Como em grande parte do horror japonês, e se você seguir os filmes de terror, sabe que eles podem realmente estar lá fora e certamente são originais e criativos. Eles não se esquivam do sangue e sangraram e, ao mesmo tempo, fazem alguns dos filmes mais cheios de suspense que você já viu. Um dos filmes de terror japoneses mais populares lançados na América foi Tomie, onde havia um total de três filmes baseados na garota demoníaca. (Existem vários outros filmes, muitos diretos para vídeos baseados em Tomie no Japão). A maioria das histórias de horror da ITO tende a se basear em uma luta pessoal dentro de um grupo de pessoas ou de um indivíduo. Normalmente, essas histórias levam a deformidades físicas da pessoa e sua arte empresta ao grotesco e torcido. A ITO normalmente acompanha H.P. Lovecraft como uma influência em sua narrativa e isso ocorre normalmente em suas histórias.

Tomie Complete Deluxe Edition

A VIZ lançou recentemente uma versão de capa dura de Deluxe de Tomie chamada Tomie Complete Deluxe Edition. Este é um belo pacote que coleta todas as histórias de Tomies da ITO. Esta é uma história enorme chegando em mais de 750 páginas e conta a história de Tomie, uma jovem morta que volta apenas para morrer de novo e de novo. Isso é muito menos horrível e mais cheio de suspense do que alguns de seus outros trabalhos, mas mantém você girando a página e oferece uma sensação de rastejante na parte de trás da sua cabeça enquanto a lê.

Uzumaki: espiral em horror

Viz também lançou uma versão sofisticada do meu livro ITO favorito, Uzumaki: Spiral Into Horror Deluxe Edition HC. Originalmente lançado como três brochuras comerciais, este livro coleta tudo em outra enorme capa dura (mais de 650 páginas) contando a história de uma pequena vila de pescadores no Japão que é amaldiçoada. A cidade foi projetada em torno de uma espiral e o tema espiral ocorre por todo o romance. Essa história é muito Lovecraftiana e é um dos poucos quadrinhos que eu já li, onde senti uma sensação de pavor e arrepio enquanto a lia. Assim como Stephen King quando ele está no seu melhor. Você tem medo de ler o que vem a seguir, mas continua girando a página porque não consegue parar. Eu pensei que esse era o melhor trabalho de Ito. Há também uma adaptação cinematográfica dessa história horrível.

Gyo

Gyo é uma terceira coleção dos principais esforços de mangá da ITO coletados em uma edição de capa dura Deluxe pela VIZ. Mais uma vez, são dois volumes únicos coletados em um novo formato de capa dura de luxo. Esta história também é muito H.P. Lovecraft, como conta a história de uma pequena ilha que cheira a morte, e então um peixe de pernas estranha aparece e o decente no inferno começa. Não tão assustador quanto Uzumaki, ainda é uma história muito boa que deixa você se sentindo desconfortável até o final. Mais uma vez, Ito é capaz de criar esse sentimento de medo não apenas devido à sua narrativa, mas também ao seu estilo artístico único que é uma mistura de realismo que é distorcida no surrealismo.

Dissolvendo a sala de aula

O mais recente do trabalho da ITO a ser lançado é a sala de aula de dissolução dos quadrinhos verticais. Esta é uma coleção de contos sobre um irmão que é obcecado pelo diabo e sua irmã mais nova que é eAsculamente o pior ser humano que já vive, e o caos que eles causam. Este é um livro bastante pequeno, chegando a apenas 178 páginas. Isso é horror mais violento do que os sutis thrillers psicológicos que ele fez em Uzumaki e Gyo.

Há também fragmentos de horror, que também é publicado por Viz e coleciona as histórias de horror mais recentes de Ito. Eles tendem a ser mais para o horror explícito do que o suspense, mas nunca quanto menos são muito bons.

Há também a longa coleção de terror Junji Ito de longa data (pelo menos na América) 1-16. Esta série da Comicone reimpresso muito do trabalho da ITO, incluindo as primeiras impressão americana de Tomie e outros. Eu sei que no Japão existem 16 volumes, mas acho que apenas os 10 primeiros foram reimpressos em inglês. Eles podem ser encontrados na Amazon, mas a preços insanamente inflados.

Como no título acima, o Dark Horse também fez três volumes chamados Museu de Terror, todos colecionando contos de Ito. Estes variam do suspense preenchido ao gorerífico. Eu li que existem dez volumes nesta série, mas o Dark Horse só fez três coleções e todos os três exigiram dinheiro substancial no mercado de reposição, pois estão todos esgotados. Esperamos que a VIZ emitirá novas coleções dessas coleções de contos no Deluxe Hardcovers, como fizeram com o outro trabalho da ITO.

O diário de gatos de Junji Ito: yon e mu

Finalmente, há o diário de gatos de Junji Ito: Yon e Mu. Isso é diferente de qualquer outro trabalho de Ito, pois é uma história de seus dois gatos. Este é um conto autobiográfico que às vezes é bastante engraçado, pois a namorada de Ito e seus dois gatos se mudam com ele e essa história narra como uma pessoa canina (ITO) aprende a se adaptar aos gatos e a todos os gatos comportamentos estranhos. Este livro foi um de seus livros mais recentes em inglês, como foi publicado em 2015 pela Kodansha.

No geral, eu avalio Junji Ito como um dos mestres modernos do horror. Embora o trabalho dele esteja o mais longe possível dos grandes nomes da CE, ou do Corben e do Wrightson do mundo, é perfeitamente adequado para o estilo de história que ele conta. Eu recomendo qualquer um desses livros para qualquer fã de terror, quer eles gostem ou não do mangá. Se você está procurando um bom tempo assustador, e não da maneira monstro (vampiros, monstro de Frankenstein, lobisomens etc.), esses livros são para você.

É isso por esse tempo. Tudo o que escrevi é minha opinião e de forma alguma reflete os pensamentos ou opiniões dos quadrinhos de Westfield ou de seus funcionários. Você leu o trabalho de Junji Ito? O que você acha? Que quadrinhos de terror você recomendaria? Posso ser contatado em mfbway@aol.com ou na Wayne Markley no Facebook. Como sempre…

Obrigada.